Turquia e a Rússia chegaram a um acordo de cessar-fogo com Damasco e oposicionistas para todo o território sírio, que entrou em vigor esse ano, segundo noticiou a agência turca Anadolu.
De acordo com a mesma notícia, os governos de Ancara e Moscovo chegaram a acordo com o executivo de Damasco e com grupos da oposição para a aplicação de um cessar-fogo na Síria a partir do dia 29.
Caso a trégua seja respeitada, o regime de Bashar Al-Assad compromete-se a iniciar negociações com a oposição em Astana, no Kazaquistão, sob a mediação da Rússia e da Turquia. Segundo o acordo, as negociações contam com a presença de todas as forças da oposição a Damasco, excepto os grupos considerados terroristas.
Neste sentido, as organizações políticas curdas: PYD, Partido da União Democrática e as Unidades de Proteção do Povo, que combatem os extremistas do Estado Islâmico, no norte da Síria, podem ser excluídas das negociações por serem apontadas como terroristas pelo governo de Ancara.
O acordo é anunciado duas semanas depois de a Turquia e a Rússia terem iniciado os primeiros contactos para o cessar-fogo na cidade de Alep
