Paz aos sírios? Russia e Turquia acordam em cessar-fogo na Síria.

Turquia e a Rússia chegaram a um acordo de cessar-fogo com Damasco e oposicionistas para todo o território sírio, que entrou em vigor esse ano, segundo noticiou a agência turca Anadolu.

De acordo com a mesma notícia, os governos de Ancara e Moscovo chegaram a acordo com o executivo de Damasco e com grupos da oposição para a aplicação de um cessar-fogo na Síria a partir do dia 29.

Caso a trégua seja respeitada, o regime de Bashar Al-Assad compromete-se a iniciar negociações com a oposição em Astana, no Kazaquistão, sob a mediação da Rússia e da Turquia. Segundo o acordo, as negociações contam com a presença de todas as forças da oposição a Damasco, excepto os grupos considerados terroristas.

Neste sentido, as organizações políticas curdas: PYD, Partido da União Democrática e as Unidades de Proteção do Povo, que combatem os extremistas do Estado Islâmico, no norte da Síria, podem ser excluídas das negociações por serem apontadas como terroristas pelo governo de Ancara.

O acordo é anunciado duas semanas depois de a Turquia e a Rússia terem iniciado os primeiros contactos para o cessar-fogo na cidade de Alep

portal angola

Phasellus facilisis convallis metus, ut imperdiet augue auctor nec. Duis at velit id augue lobortis porta. Sed varius, enim accumsan aliquam tincidunt, tortor urna vulputate quam, eget finibus urna est in augue.