O Museu Benfica Cosme Damião foi o palco do evento, um momento carregado de simbolismo, em mais uma homenagem ao Pantera Negra.
A moeda dedicada a Eusébio, que inaugura a série Heróis do Desporto de moedas de coleção comemorativas da Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM), foi apresentada este final de tarde de terça-feira, tendo como palco o Museu Benfica Cosme Damião.
Esta moeda foi desenhada por André Carrilho, um dos mais conceituados e premiados ilustradores e cartoonistas portugueses que publica regularmente na imprensa nacional e internacional, em títulos como o The New York Times, The Independent, Vanity Fair e a revista The New Yorker.
A sessão contou com a presença de Alcino António, vice presidente do SL Benfica, de Rui Carp, presidente do Conselho de Administração da INCM, bem como da esposa e de uma das filhas do Pantera Negra.
“Quando foi inaugurada a estátua no antigo Estádio da Luz, Eusébio disse-me que não merecia tal agradecimento, que uma pessoa viva não merece uma estátua. Depois da visita ao Museu, disse-me que era um exagero o que o Benfica tinha feito por ele. Querem transformar Eusébio numa lenda mas Eusébio não é uma lenda. Eusébio é imortal”, começou por dizer Alcino António, enaltecendo a humildade do King.
Para Sandra Ferreira, esta é uma iniciativa acolhida “com muita satisfação e orgulho. Esta moeda é a primeira da série dos Heróis do Desporto e é um grande orgulho”.
“No século XX, foi nas grandes competições desportivas que surgiram os grandes heróis nacionais. Eusébio espalhou o nome de Portugal com o seu Futebol de exceção. Esta não é apenas mais uma homenagem. Esta emissão de moedas colecionáveis é diferente”, afirmou Rui Carp.
A moeda tem o valor facial de 7,50 euros e conta com uma emissão limitada a 100 mil exemplares em prata 500, com acabamento normal, 5 mil unidades em prata proof e 2.500 moedas em ouro proof.
A INCM criou a série Heróis do Desporto para homenagear as grandes figuras do desporto nacional, cujo exemplo de determinação, esforço e talento é fonte de orgulho e inspiração para várias gerações de portugueses.
Eusébio é o primeiro homenageado nesta série, precisamente quando se completam 50 anos desde o célebre Campeonato do Mundo de 1966, em Inglaterra, onde o ‘Pantera Negra’, com nove golos apontados, foi coroado melhor marcador e melhor jogador da prova.
Nos próximos anos, outras grandes figuras do Desporto português serão inscritas nesta coleção.
No final desta apresentação, entregaram-se simbolicamente moedas a Flora Ferreira, Sandra Ferreira e a Alcino António em representação do SL Benfica, esta última com destino ao Museu Benfica Cosme Damião.
SA/LG
Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica