Moeda dedicada a Eusébio apresentada


O Museu Benfica Cosme Damião foi o palco do evento, um momento carregado de simbolismo, em mais uma homenagem ao Pantera Negra.

A moeda dedicada a Eusébio, que inaugura a série Heróis do Desporto de moedas de coleção comemorativas da Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM), foi apresentada este final de tarde de terça-feira, tendo como palco o Museu Benfica Cosme Damião.

Esta moeda foi desenhada por André Carrilho, um dos mais conceituados e premiados ilustradores e cartoonistas portugueses que publica regularmente na imprensa nacional e internacional, em títulos como o The New York Times, The Independent, Vanity Fair e a revista The New Yorker. 

A sessão contou com a presença de Alcino António, vice presidente do SL Benfica, de Rui Carp, presidente do Conselho de Administração da INCM, bem como da esposa e de uma das filhas do Pantera Negra.

“Quando foi inaugurada a estátua no antigo Estádio da Luz, Eusébio disse-me que não merecia tal agradecimento, que uma pessoa viva não merece uma estátua. Depois da visita ao Museu, disse-me que era um exagero o que o Benfica tinha feito por ele. Querem transformar Eusébio numa lenda mas Eusébio não é uma lenda. Eusébio é imortal”, começou por dizer Alcino António, enaltecendo a humildade do King.

Para Sandra Ferreira, esta é uma iniciativa acolhida “com muita satisfação e orgulho. Esta moeda é a primeira da série dos Heróis do Desporto e é um grande orgulho”.

“No século XX, foi nas grandes competições desportivas que surgiram os grandes heróis nacionais. Eusébio espalhou o nome de Portugal com o seu Futebol de exceção. Esta não é apenas mais uma homenagem. Esta emissão de moedas colecionáveis é diferente”, afirmou Rui Carp.

A moeda tem o valor facial de 7,50 euros e conta com uma emissão limitada a 100 mil exemplares em prata 500, com acabamento normal, 5 mil unidades em prata proof e 2.500 moedas em ouro proof. 

A INCM criou a série Heróis do Desporto para homenagear as grandes figuras do desporto nacional, cujo exemplo de determinação, esforço e talento é fonte de orgulho e inspiração para várias gerações de portugueses. 

Eusébio é o primeiro homenageado nesta série, precisamente quando se completam 50 anos desde o célebre Campeonato do Mundo de 1966, em Inglaterra, onde o ‘Pantera Negra’, com nove golos apontados, foi coroado melhor marcador e melhor jogador da prova. 

Nos próximos anos, outras grandes figuras do Desporto português serão inscritas nesta coleção. 

No final desta apresentação, entregaram-se simbolicamente moedas a Flora Ferreira, Sandra Ferreira e a Alcino António em representação do SL Benfica, esta última com destino ao Museu Benfica Cosme Damião.

SA/LG
Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica



portal angola

Phasellus facilisis convallis metus, ut imperdiet augue auctor nec. Duis at velit id augue lobortis porta. Sed varius, enim accumsan aliquam tincidunt, tortor urna vulputate quam, eget finibus urna est in augue.