Ex-analista informático que divulgou informação sobre os programas ilegais de vigilância em massa nos EUA vive na Rússia desde 2013
A Rússia prorrogou, por dois anos, a autorização de permanência do ex-analista da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos Edward Snowden no país, anunciou hoje a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Maria Zakharova.
O ex-analista informático, de 33 anos, ficou conhecido depois de divulgar a alguns órgãos de comunicação social uma série de documentos que tornaram conhecidos os programas ilegais de vigilância em massa a cidadãos em todo o mundo levados a cabo por agências de serviços secretos.
Snowden vive na Rússia desde 2013, onde, segundo o advogado, encontrou trabalho no setor das tecnologias de informação, mas, por motivos de segurança, o seu paradeiro é mantido em segredo.
"O mais divertido é que o ex-subdiretor da CIA não sabe que se acabou de prorrogar a autorização de permanência de Snowden na Rússia por mais dois anos", assinalou a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, através do Facebook.
