O Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, chamou "hipócritas" aos sacerdotes e bispos que se opõem à sua campanha antidroga no âmbito da qual já morreram mais de 6.200 pessoas desde junho, e instou-os a consumirem drogas.
"Alguns padres deviam também consumir "shabu" (de origem química) para entendê-la (a guerra contra as drogas). Também o recomendo a um ou dois bispos", disse Duterte em referência à metanfetamina mais consumida no país, segundo a estação ABS-CBN.
O Presidente filipino argumentou num discurso proferido na quarta-feira que "a igreja sabe que (problema das drogas) é pior, e ainda assim mantém que não são boas as execuções extrajudiciais", em linha com a sua ideia de que a dependência da droga ameaça o futuro das novas gerações e há que acabar com ela a qualquer preço.
Segundo a Epa, agência participada pela espanhola Efe, vários toxicodependentes ou narcotraficantes perderam a vida em Manila na madrugada de hoje, às mãos da polícia ou de patrulhas de moradores no âmbito da "guerra contra as drogas" promovidas pelo Presidente.