Gâmbia: Jammeh recusa ceder o poder após fim do mandato

Tropas de vários países africanos estão a postos para intervir na Gâmbia, caso o presidente cessante não ceda o poder.

Num derradeiro esforço diplomático, o chefe de Estado da Mauritânia, Mohamed Ould Abdel Aziz, deslocou-se a Banjul para um encontro com Yahya Jammeh, poucas horas antes da meia-noite, quando expirava o mandato do homólogo gambiano.

Aziz deslocou-se depois ao vizinho Senegal, onde terá confirmado o fracasso da reunião, segundo um porta-voz do governo senegalês.

Jammeh, à frente dos destinos da Gâmbia há 22 anos, recusa ceder o cargo a Adama Barrow, vencedor das eleições de 1 de dezembro. Refugiado no Senegal, Barrow garante que irá hoje ao seu país para a cerimónia de investidura.

Milhares de gambianos fugiram do país, com receio de uma guerra civil ou intervenção militar externa. Vários países europeus recomendaram aos cidadãos que se encontram a fazer turismo na Gâmbia, que regressem a casa. A Comunidade Económica de Estados da África Ocidental ameaça enviar soldados para o país, se Jammeh não deixar o poder.

portal angola

Phasellus facilisis convallis metus, ut imperdiet augue auctor nec. Duis at velit id augue lobortis porta. Sed varius, enim accumsan aliquam tincidunt, tortor urna vulputate quam, eget finibus urna est in augue.