Os cinco 'ingredientes' para uma vida sexual feliz após a menopausa

Chegada a meia idade e a menopausa, são muitas as mulheres que deixam o sexo para segundo ou terceiro plano, acabando por criar uma barreira física e emocional não só com o/a parceiro/a, mas também consigo mesmas.

Contudo, o avançar da idade não tem que ser, de todo, um entrave para uma vida sexual ativa e satisfatória. Pelo contrário. Como explica a ginecologista Barbara DePree no site MiddlesexMD, existe uma ‘receita’ para uma vida sexual feliz depois da menopausa… e para tal são precisos apenas cinco ‘ingredientes’.

O primeiro ‘ingrediente’ é o conhecimento. Após 25 anos na área da ginecologia, DePree conseguiu perceber a importância do conhecimento sexual e corporal para fazer frente às consequências mais diretas da menopausa, nas quais se inclui a perda de libido.

Mas para apreciar o sexo depois da menopausa é também importante a mulher estar confortável com a sua própria vagina, cuidando corretamente da sua higiene e do seu bem-estar. E por falar em bem-estar vaginal, um terceiro ‘ingrediente’ para uma vida sexual plena depois da menopausa é a estimulação da sensação genital. “A mulher precisa de compensar a perda de fluxo sanguíneo e de sensibilidade dos tecidos genitais dando a si mesma uma maior estimulação e sensação sexual”, explica a médico.

Fortalecer a zona pélvica é também um dos aspetos mais importantes – e dos que mais beneficia o orgasmo – assim como estimular a intimidade emocional, seja consigo mesma ou com o/a parceiro/a.

portal angola

Phasellus facilisis convallis metus, ut imperdiet augue auctor nec. Duis at velit id augue lobortis porta. Sed varius, enim accumsan aliquam tincidunt, tortor urna vulputate quam, eget finibus urna est in augue.