A injecção de divisas pelo Banco Nacional de Angola (BNA) na banca comercial caiu quase 75% na última semana, para 56 milhões de euros, com vendas apenas em moeda europeia.
A informação consta do relatório semanal do BNA sobre a evolução dos mercados monetário e cambial, no período entre 13 a 17 de Junho, e contrasta com os 218,4 milhões de euros da semana anterior.
De acordo com o documento, consultado hoje pela Lusa, as divisas disponibilizadas na última semana, equivalentes a 62,6 milhões de dólares, destinaram-se apenas a cobrir "operações diversas". A taxa de câmbio média de referência de venda do mercado cambial primário, apurada ao final da última semana, permaneceu inalterada nos 166,710 kwanzas por cada dólar e de 186,264 kwanzas por cada euro.
Contudo, no mercado de rua, a única alternativa, embora ilegal, à falta de divisas aos balcões dos bancos, a nota de um dólar continua a ser transaccionada entre os 500 e os 600 kwanzas.
Angola enfrenta uma crise financeira e económica com a forte quebra (50%) das receitas com a exportação de petróleo devido à redução da cotação internacional do barril de crude, tendo em curso várias medidas de austeridade.