Divisas nos bancos angolanos caíram 75% na última semana


A injecção de divisas pelo Banco Nacional de Angola (BNA) na banca comercial caiu quase 75% na última semana, para 56 milhões de euros, com vendas apenas em moeda europeia.

A informação consta do relatório semanal do BNA sobre a evolução dos mercados monetário e cambial, no período entre 13 a 17 de Junho, e contrasta com os 218,4 milhões de euros da semana anterior.

De acordo com o documento, consultado hoje pela Lusa, as divisas disponibilizadas na última semana, equivalentes a 62,6 milhões de dólares, destinaram-se apenas a cobrir "operações diversas". A taxa de câmbio média de referência de venda do mercado cambial primário, apurada ao final da última semana, permaneceu inalterada nos 166,710 kwanzas por cada dólar e de 186,264 kwanzas por cada euro.

Contudo, no mercado de rua, a única alternativa, embora ilegal, à falta de divisas aos balcões dos bancos, a nota de um dólar continua a ser transaccionada entre os 500 e os 600 kwanzas.

Angola enfrenta uma crise financeira e económica com a forte quebra (50%) das receitas com a exportação de petróleo devido à redução da cotação internacional do barril de crude, tendo em curso várias medidas de austeridade.

portal angola

Phasellus facilisis convallis metus, ut imperdiet augue auctor nec. Duis at velit id augue lobortis porta. Sed varius, enim accumsan aliquam tincidunt, tortor urna vulputate quam, eget finibus urna est in augue.