MUNDO: Pelo menos 1.000 pessoas morreram devido a armas legais nos EUA em 10 anos.

Pelo menos 1.000 pessoas morreram em menos de 10 anos nos Estados Unidos devido a armas legais, 147 delas em 31 tiroteios, denunciou a organização norte-americana Violence Policy Center (VPC).

Kristen Rand, diretora da VPC, criticou o facto de aqueles "crimes horrendos" persistirem enquanto o 'lobby' da indústria de armas tenta obter licenças para todo o país e não apenas para o Estado que as dá.

A organização precisou que 921 pessoas morreram em 40 Estados e Washington DC desde maio de 2007 às mãos de portadores legais de armas e que nenhum caso se tratou de "legítima defesa".

O VPC salientou que o número pode ser ainda maior devido à inexistência de um "registo exaustivo dos incidentes mortais".

"Lamentavelmente, já não nos surpreende quando um atirador, como o do aeroporto de Fort Lauderdale, tem licença de porte de arma de fogo", disse Kristen Rand.

A 6 de janeiro, um antigo de militar matou cinco pessoas no aeroporto internacional de Fort Lauderdale, sul da Flórida.

Os números demonstram também, segundo a VPC, que as leis estatais que permitem as armas não aumentaram a segurança pública, "antes pelo contrário".

portal angola

Phasellus facilisis convallis metus, ut imperdiet augue auctor nec. Duis at velit id augue lobortis porta. Sed varius, enim accumsan aliquam tincidunt, tortor urna vulputate quam, eget finibus urna est in augue.