Bukina Faso e Estados Unidos assinam convenção sobre segurança pública

O Burkina Faso e os Estados Unidos assinaram, Segunda-feira última em Ouagadougou, uma convenção no domínio da segurança, anunciou ontem um comunicado oficial.

Segundo o embaixador dos Estados Unidos no Burkina Faso, Tulinabo Mushingi, citado no comunicado, esta convenção inscreve-se no quadro dos « 3D » (Diplomacia, Desenvolvimento e Defesa).

“A convenção no valor de dois biliões de dólares americanos está centrada na Polícia, na Gendarmaria e no domínio penitenciário e vai permitir às forças de segurança enquadrarem as populações preservando ao mesmo tempo os direitos humanos”, indicou o diplomata norte-americano.

Do seu lado, o ministro burkinabe da Administração Territorial, Descentralização e Segurança Interna, Simon Compaoré, afirmou que esta convenção chega em momento oportuno, e que o seu pelouro está a implementar uma nova versão da Polícia de proximidade. Segundo ele, em matéria de fornecimento de segurança, nunca existe abundância.

“Hoje a questão de segurança tornou-se numa expectativa forte para as populações. Por isso, este projeto vai permitir instaurar a coesão entre as populações e as forças de segurança”, indicou o governante burkinabe.

portal angola

Phasellus facilisis convallis metus, ut imperdiet augue auctor nec. Duis at velit id augue lobortis porta. Sed varius, enim accumsan aliquam tincidunt, tortor urna vulputate quam, eget finibus urna est in augue.