Todos os meses, a menstruação chega e muitas mulheres podem estar a ‘encher-se’ de toxinas sem necessidade.
Alguns estudos têm alertado para o risco que as toxinas presentes em pensos higiénicos e tampões podem representar para a mulher – especialmente se não foram utilizados da forma correta.
E mesmo que não se considere em risco, é possível fazer um ‘detox’ destas toxinas deixando de cometer cinco erros comuns:
1º Erro: Usar tampões e pensos higiénicos feitos com fibra artificial e algodão branqueado com lixívia. Estes materiais podem conter vestígios de pesticidas, lixívita, colas ou dioxina.
2º Erro: Tomar analgésicos. Apesar de serem uma boa forma de aliviar a dor, os analgésicos comuns – como ibuprofeno ou naproxen – podem fazer mais mal do que bem ao seu corpo.
3º Erro: Não mudar o tampão com a frequência necessária. Quanto mais tempo usa um penso higiénico ou tampão, maior será a acumulação de bactérias – que por sua vez podem libertar uma toxina que pode provocar síndrome do choque tóxico.Portanto, mude o seu tampão ou penso higiénico a cada quatro a oito horas. Se precisa de mais tempo, opte por usar o copo menstrual – que pode manter por mais de 12 horas.
4º Erro: Recorrer ao duche vaginal. Apesar de poder reduzir o odor e fazê-la sentir-se mais limpa, é prejudicial e pode mesmo trazer-lhe problemas de saúde.
5º Não dormir o suficiente. É difícil conseguir dormir quando se tem cólicas e dores e até uma certa insónia induzida pelas hormonas, mas é especialmente importante dormir o suficiente durante o período, pois caso contrário o corpo fica stressado e inflamado, agravando as dores.