Huíla: Pinda Simão pede calma a candidatos que participaram no concurso público no sector

Ao falar aos jornalistas no âmbito da sua visita de poucas horas na província da Huíla para avaliar o funcionamento do sector, o titular da pasta disse que a admissão de novos agentes é definida por três entidades que intervêm neste processo, nomeadamente Tribunal de Contas, Ministério das Finanças e o da Economia.

Afirmou que estas entidades estão já a tratar do referido dossiê e a qualquer momento vão se pronunciar sobre o assunto, na perspectiva de que as províncias que realizaram o concurso público para admissão de novos agentes para reforçar o sistema de ensino em Angola serão doravante orientadas como proceder.

“Os professores serão integrados nos limites das quotas que forem constituídas e isso joga sobre os indicadores de cobertura da sala de aulas porque muitas vezes o rácio aluno (sala) é aumentado para a redução de número de professores”, disse.

O objectivo disso, acrescentou, permitirá atender as necessidades que o sistema de ensino apresenta e também, sobretudo, para responder as preocupações da população que precisa de escolarização nos mais variados níveis de ensino.

Pinda Simão reconheceu que a quota distribuída para a província da Huíla para admissão de novos agentes estima-se em 943 vagas, 207 dos quais para o sector administrativo.

Relativamente a prova de vida dos professores, Pinda Simão referiu que este processo já terminou, apesar de administrativamente estar a seguir ainda os trâmites de gestão de recursos humanos, através de medidas elaboradas.

Durante a sua estada, Pinda Simão visitou os armazéns da direcção provincial, na comuna da Arimba, a feira de ciência, cultura e artes do Magistério Primário, bem como lhe foi apresentado de um resumo do memorando da instituição na província, actividade de campo seguida pela vice-governadora, Maria João Chipalavela.

portal angola

Phasellus facilisis convallis metus, ut imperdiet augue auctor nec. Duis at velit id augue lobortis porta. Sed varius, enim accumsan aliquam tincidunt, tortor urna vulputate quam, eget finibus urna est in augue.