Protecção dos direitos fundamentais junta Provedores de Justiça

A abordagem da protecção dos direitos fundamentais dos cidadãos, em matéria de direitos humanos, junta a partir de hoje (quinta-feira), em Luanda, Provedores de Justiça de distintos países para uma troca de experiências.

O Workshop, que tem o término previsto para sexta-feira, é organizado em parceria com o PNUD e foi aberto pelo Provedor de Justiça de Angola, Paulo Tjipilica, sob o lema “Transversalidade da Função do Provedor de Justiça Versus Pragmatismo – O  Poder Decisório”.

Em declarações à imprensa, à margem da cerimónia de abertura, o Provedor considerou o evento como sendo de grande importância, pois permite a abordagem dos direitos e  liberdades na defesa dos cidadãos.

Acrescentou que o mesmo não só vai beneficiar Angola, mas também os outros países.
Referiu que os países participantes, tais como a Namíbia, Quénia, Cabo Verde e Portugal vão poder conhecer a realidade angolana, no que toca ao tratamento das questões apresentadas ao Provedor de Justiça, bem como o grau de acolhimento e aceitação das suas recomendações.

Por outro lado, disse que as experiências destes países, relativas à defesa dos direitos, liberdades e garantias dos cidadãos serão igualmente destacadas no certame.


Considerou que a função do Provedor encerra bastante pragmatismo, inscrito no seu código genético ou seja a acessibilidade, celeridade, gratuitidade, informalidade, independência, sigilosidade, mas sem poder decisório.

Reconheceu, por outro lado, que o PNUD tem assumido um protagonismo bastante visível em Angola, em matéria de Provedoria.

No entanto, salientou ainda o facto de a instituição desenvolver, junto das populações, sessões de esclarecimentos sobre o papel da Provedoria de Justiça no país.

O certame tem duração de dois dias, e nele serão oradores os Provedores de Justiça do Quénia, da Namíbia, Cabo Verde, Portugal e da Federação Ibero-americana de Ombusdsman.

Assistem ao evento Juízes Conselheiros, Deputados, Estudantes Univesitários, entre outros  convidados.

portal angola

Phasellus facilisis convallis metus, ut imperdiet augue auctor nec. Duis at velit id augue lobortis porta. Sed varius, enim accumsan aliquam tincidunt, tortor urna vulputate quam, eget finibus urna est in augue.