A ida da missão do FMI foi negociada há duas semanas em Washington entre a directora-geral do FMI, Christine Lagarde, e o Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi. Agora, Maputo pede ajuda, mas o Governo terá de tomar medidas fortes.
Governo de Maputo e FMI negoceiam termos de referência da auditoria às empresas que contraíram os "empréstimos secretos".
O Governo de Moçambique pediu o reinício das negociaçoes sobre o apoio financeiro do Fundo Monetário Internacional (FMI) ao país “o mais rapidamente possível.
A informação foi revelada por Michel Lazare, chefe da equipa de técnicos do Fundo que terminou nesta quinta-feira, 29, uma visita de uma semana a Maputo.
As duas partes já iniciaram a discussão em torno dos termos de referência da auditoria às empresas públicas que contraíram os chamados “empréstimos secretos” no valor de 1,4 mil milhões de dólares e que determinou, em Abril, a suspensão da ajuda do FMI a Moçambique.
"No seguimento das reuniões entre o Presidente Nyusi e a diretora-geral do FMI, Christine Lagarde, em Washington a 15 de Setembro, a missão fez um progresso considerável com a Procuradoria-Geral da República no esboço em detalhe dos termos de referência para uma auditoria internacional e independente à Ematum, Proindicus e MAM (Mozambique Assett Management) com o objectivo de fortalecer a transparência, a governança e a responsabilização para evitar incorrer nos problemas de dívida do passado", continua o comunicado divulgado no portal do FMI.
A missão recomendou “um aperto da política para salvaguardar a estabilidade macroeconómica” e eligiou “a intenção do banco central de continuar a ajustar a sua política monetária para ajudar a reduzir as pressões inflacionárias”.
Os técnicos do Fundo advertiram para a necessidade de parar a inflação e a depreciação da moeda, o metical.
Pesquisar neste blogue
Categorias
- Desporto (16)
- Economia (9)
- Educação (2)
- Entretenimento (5)
- FLy Squad (1)
- Internacional (4)
- Lifestyle (2)
- Moda (1)
- Mundo (3)
- Música (14)
- Portal angola (2)
- Presidencias 2017 (1)
- RRPL (1)
- Tecnologia (8)
Mais Visualizados
-
LEONARDO BRUNO MELO SILVA, artisticamente conhecido por EX3MO SIGNO, cantor do estilo musical RAP, apaixonou-se pela cultura HIP-HOP na déca...
-
Lisboa - O Presidente da UNITA, Isaias Ngola Samakuva nomeou recentemente o membro do comitê permanente Tão Kanganjo Savimbi (na foto) para ...
-
Dia 1 de Junho - Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o Dia Mundial da Criança não é só uma festa onde as crianças ganham presentes.É ...
Formulário de Contacto
Portal Angola 2016. Com tecnologia do Blogger.