Morreu a estilista Sonia Rykiel, a "rainha da malha"

A estilista francesa Sonia Rykiel, conhecida como “a rainha da malha”, morreu hoje em Paris aos 86 anos, após uma longa batalha contra a doença de Parkinson. 

O anúncio foi feito pela filha Nathalie, também ela estilista: “A minha mãe morreu esta noite em Paris, na sua casa, às 05:00 da manhã, devido a complicações da doença de Parkinson”. 

A história de Sonia Rykiel na moda começou em maio de 1968, tornando-se rapidamente numa embaixadora de um estilo considerado rebelde, a que a estilista chamava “la démode” (“a não moda”).

A assinatura da estilista inclui a apresentação das costuras, preponderância do preto, riscas coloridas e as camisolas de malha que se tornaram sinónimo da marca.

Filha de mãe romena e pai francês, Sonia Rykiel nasceu em Paris, a 25 de maio de 1930, sendo a mais velha de cinco irmãs. Começou a carreira como vitrinista em 1948.

Nas redes sociais, multiplicam-se as homenagens de personalidades do mundo da moda, mas não só.


Segundo o presidente francês, François Hollande, “Sonia Rykiel era uma mulher livre, pioneira que soube traçar a sua estrada. Ela soube inventar não apenas a moda, mas também uma atitude, uma forma de viver e de estar”.

portal angola

Phasellus facilisis convallis metus, ut imperdiet augue auctor nec. Duis at velit id augue lobortis porta. Sed varius, enim accumsan aliquam tincidunt, tortor urna vulputate quam, eget finibus urna est in augue.