Ministra quer mais apoio para os jovens


A ministra da Cultura, Carolina Cerqueira, disse ontem, em Luanda, que o Complexo das Escolas de Artes (CEARTE) deve colocar ao dispor da juventude todas as valências no domínio das artes e espectáculos.

De acordo com a ministra, que falava à imprensa no final de uma visita de constatação do funcionamento do CEARTE, adiantou que a instituição deve potenciar os jovens estudantes de artes com uma formação adequada e que corresponda aos anseios do país, em particular.

“A nossa preocupação está ligada à rentabilização do espaço e o aproveitamento dos equipamentos que a instituição tem para o bem das comunidades, essencialmente, da juventude ligada ao mundo artístico e cultural”, disse a ministra, tendo manifestado ainda o desejo de tornar a instituição numa referência na região da África Austral, bem como no mundo dos Países Africanos de Língua Portuguesa (PALOP), visto que tem condições para acolher estudantes em regime de internato.

A ministra mostrou particular atenção ao anfiteatro, que recebe nesta altura os últimos retoques em questões de montagem de equipamentos, e o internato, que tem capacidade para mais de 100 camas. Inaugurada em 2015, a instituição ministra os cursos Pedagógico e Criação Artística (na vertente artes visuais e plásticas), Pedagógico (na dança), Pedagógico, Criação e Interpretação (na música), Pedagógico, Criação e Interpretação e Produção (na vertente teatro). Localizada na Camama, a instituição foi concebida para 20 salas de aula, uma biblioteca, um internato para 164 alunos, um auditório com 300 lugares e um pavilhão polidesportivo.


O CEARTE tem ainda um anfiteatro ao ar livre com 400 lugares, um laboratório de informática, um laboratório de física e um laboratório de química.

portal angola

Phasellus facilisis convallis metus, ut imperdiet augue auctor nec. Duis at velit id augue lobortis porta. Sed varius, enim accumsan aliquam tincidunt, tortor urna vulputate quam, eget finibus urna est in augue.