Papa quer mais transparência nas finanças do Vaticano

Papa quer mais transparência nas finanças do Vaticano após escândalo
Decreto troca autoridade encarregada das propriedades imobiliárias da Igreja

CIDADE DO VATICANO — O Papa Francisco emitiu um decreto neste sábado com o objetivo de promover a transparência nas finanças do Vaticano, submetidas a um escrutínio desde o vazamento de documentos secretos que revelaram sérias irregularidades.

O Pontífice revogou uma lei que transferia as competências da autoridade encarregada das propriedades imobiliárias do Vaticano, a Aspa, para a secretaria de Economia, dirigida pelo cardeal George Pell. Dessa forma, estava nas mãos do departamento de Pell tanto a gestão dos ativos quanto o controle sobre essa gestão.


“É de máxima importância que os órgãos responsáveis pela vigilância estejam separados daqueles que devem ser vigiados”, afirmou Francisco no novo documento publicado pelo Vaticano.

O decreto indica que os “bens terrenos” da Igreja Católica estão “destinados ao culto divino, à manutenção honesta do clero, ao apostolado e às obras de caridade, especialmente, a serviço dos pobres”.

portal angola

Phasellus facilisis convallis metus, ut imperdiet augue auctor nec. Duis at velit id augue lobortis porta. Sed varius, enim accumsan aliquam tincidunt, tortor urna vulputate quam, eget finibus urna est in augue.