O presidente dos Estados Unidos vai estar numa reunião da NATO, mas visitará Espanha – para além de se encontrar com as cúpulas da União Europeia.
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, vai realizar, entre os dias 7 e 11 de Julho, uma digressão europeia oficial, que incluirá paragens em Espanha e na Polónia, segundo adiantou hoje a Casa Branca, citada pela imprensa espanhola. Obama reunirá no dia 9 de Julho com o presidente do governo espanhol em exercício, Mariano Rajoy, e com o rei Filipe VI, de acordo com a agenda divulgada pelas autoridades norte-americanas.
A Casa Branca detalhou que a visita do presidente à Europa irá ocorrer no contexto de uma reunião da NATO, que se realizará em Varsóvia, de 7 a 9 de Julho. "O encontro será uma oportunidade para reforçar a solidariedade entre os membros da Aliança, para avançar no reforço da segurança e de uma maior estabilidade entre os parceiros", disse o executivo dos Estados Unidos.
"A visita à Espanha, um importante aliado, visa intensificar a cooperação em matéria de segurança e reforçar as relações políticas e económicas", disse a Casa Branca no comunicado. Obama encara esta visita, para além das questões inerentes à NATO, como uma forma de investir na cooperação entre os Estados Unidos e a União Europeia – o encontro com os presidentes do Conselho Europeu e da Comissão Europeia é disso prova.
