Um grupo de cinco estudantes da Universidade Metodista de Angola, denominado Trilúminus, venceu a categoria de Ideias do Concurso Nacional de Criação de Jogos, cujos vencedores foram anunciados na quinta-feira, dia 19, no anfiteatro dessa instituição de ensino superior.
O concurso resulta de uma iniciativa entre a Universidade Metodista de Angola – através da sua Faculdade de Engenharia -, a Universidade Agostinho, o Ministério da Ciência e Tecnologias e a SAC (Sociedade Angolana de Computação), sendo que foi pensada com base no Concurso Interno de Criação de Jogos, na Universidade Metodista, efectuado a Outubro de 2015. “Desta vez, o concurso foi aberto para participantes a nível de todas as instituições, sejam elas do ensino médio ou superior”, aclarou Ana Kahanda, responsável pela organização, tendo acrescentado que “a actividade terá decerto um impacto motivacional para a camada estudantil, sendo que possibilitará aos discentes pôr em prática e desenvolver os conhecimentos adquiridos nas suas áreas de formação e, numa vertente financeira, comercializar as suas ideias, não deixando que elas simplesmente morram no papel”, considerou.
De acordo com a responsável, que falou ao ONgoma, o concurso, onde concorreram 15 equipas, esteve aberto para participantes com idades não inferiores a 16 anos. Foram avaliadas as categorias de Inovação, Protótipo e Ideia. Além do grupo Trilúminus, formado por 5 estudantes do curso de Engenharia Informática da Universidade Metodista de Angola e vencedor da categoria de Ideia, estiveram nas finais as equipas “Xande e Sócios” e o estudante Márcio de Jesus, cujo jogo espelha o dia-a-dia dos vendedores ambulantes, com foco na sua fuga constante aos fiscais.
Os vencedores do concurso foram brindados com tablets, computadores, material académico, dentre outros bens. Dos patrocinadores do evento destacaram-se a Movicel, a IBM e o Portal Mulher. A actividade foi ainda marcada com cânticos de louvor do Grupo Coral da Universidade Metodista de Angola.